Loading...

domingo, 20 de dezembro de 2009

Doenças do Hamster

Diarréia - Ela pode ser causada por superalimentação de legumes ou comida úmida. Um hamster que sofre de diarréia não deve ser alimentado com qualquer legume ou comida úmida até se recuperar. Nos casos de diarréia prolongada deve ser procurado o conselho do veterinário.


Resfriados - hamsters podem sofrer resfriados e devem ser mantidos mornos (mas não quentes). Se o hamster tem dificuldade para respirar ou não se recupera depois de alguns dias deve ser procurado o conselho do veterinário.


Hibernação - Hamsters Sírios podem hibernar quando há uma mudança súbita na temperatura ambiente deles. Um hamster hibernando pode parecer duro e frio com pequena evidência de respiração, porém os bigodes podem ser vistos crispados em um hamster hibernando. Porque hamsters não fazem ' planos' para hibernar eles devem ser despertados para evitar desidratação e fome. Um hamster hibernando deve ser esquentado com suavidade até ficar ativo. Bastante comida e água devem estar disponíveis.

Sarna - Isto pode acontecer em hamsters mais velhos e normalmente acontece na barriga ou área do quadril. Isto pode ser evitado esmagando tabletes de levedura na comida do hamster. Perda de pelo também pode ser associada com irritação de pele e nesse caso deve ser procurado conselho veterinário.

Mancha no Quadril - Esta não é uma doença mas é conhecida por causar aos donos de hamster um pouco de preocupação quando notam isso.O hamster Sírio tem uma mancha em cada quadril, estas são glândulas de odor e são perfeitamente normais. Eles podem parecer pegajosos de vez em quando. Qualquer hamster que sofre de enfermidade séria ou prolongada deve ser levado a um veterinário.

Alergias - Os sintomas de uma alergia podem variar, mas incluem espirros, ruídos respiratórios, irritação na pele, olhos lacrimejantes, perda de pêlos.A serragem de cedro deve ser evitada, pois pode causar reações alérgicas e problemas respiratórios. Utilize a serragem de pinho, de madeiras mais duras ou então serragem feita de papel. Alimentos muito calóricos como aveia e cereais podem causar irritações na pele fazendo o hamster se coçar excessivamente. Materiais usados para forração e limpeza de gaiolas também podem causar reações alérgicas. Alergia a material de limpeza ou a serragem podem resultar em dores no estomago e pés irritados


Tumores - Tumores e Câncer usualmente ocorrem em hamsters idosos e são mais comuns em fêmeas do que em machos. Tumores internos como aqueles que envolvem órgãos internos podem ser difíceis de tratar, mas muitos tumores externos podem ser removidos cirurgicamente com sucesso. Um hamster sofrendo de tumor pode desenvolver um caroço duro que pode aumentar de tamanho rapidamente.É difícil distinguir um tumor de um abscesso. Um tumor às vezes pode ser acompanhado de perda de pêlo, letargia, constipação ou diarréia. Na descoberta de qualquer caroço deve-se procurar tratamento veterinário imediatamente, já que os diagnósticos nos primeiros estágios da doença aumentam as chances de sucesso de uma cirurgia. Por causa do pequeno tamanho dos hamsters, a cirurgia é sempre um risco, principalmente no que diz respeito à anestesia. Mas muitos hamsters idosos já foram bem sucedidos ao passar por essa experiência.


Problemas nos Olhos- Ocasionalmente um hamster pode ficar com os olhos "grudados", ou seja, as pálpebras parecem estar coladas uma na outra.As causas podem ser diversas, como idade avançada, alergia, correntes de ar, ou pode ser um sintoma de resfriado. O olho fechado deve ser limpo com um pequeno pedaço de algodão molhado em água morna. Isto geralmente é suficiente para abrir o olho, mas se não der certo, tente separar as pálpebras suavemente.Se um hamster tem repetidamente problemas com olhos "grudados" ou lacrimejantes, ou os olhos parecem estar turvos o hamster pode estar com uma infecção nos olhos. Embora raro, hamsters podem desenvolver catarata e o sintoma é um olho turvo. Apesar da à catarata não poder ser tratada, é bom confirmar com um veterinário, já que o sintoma de uma infecção ocular é muito parecido.Pode também ocorrer de um hamster perder um olho devido a um acidente ou doença, ou a visão ir desaparecendo devido a uma deformidade genética. A perda de um olho ou a cegueira não afeta muito os hamsters, pois a sua visão é muito pobre e eles dependem principalmente do olfato e da audição.


Conjuntivite - Se o seu hamster aparecer com um ou os dois olhos fechados e lacrimejando ou com secreções, pode ser uma alergia causada por algum material que esteja usando na gaiola, pó, cisco, fumaça ou algum material químico. Faça o tratamento usando água boricada ou soro fisiológico. É só pegar um chumaço de algodão, molhar com um pouco de soro fisiológico morno e ir passando levemente até retirar as secreções. Repita isso de 4 em 4 horas. Depois de limpar as secreções, utilize um colírio bem fraco como o "Lerin". Se o seu hamster não melhorar, daí pode não ser infecção e sim alergia causada por algum material que esteja utilizando na gaiola. Nesse caso, não adianta fazer só o tratamento. É necessário descobrir o que é que está fazendo mal e retirá-lo.


Abscessos - Ocorrem quando uma ferida (ou mordida, coceira, etc.) se infecciona resultando em um caroço, formado de pus sob a pele. Freqüentemente a ferida pode passar despercebida. Nesse caso, quando o caroço é notado, a ferida que o originou pode já ter sarado. Por isso, por vezes é difícil estabelecer se o caroço é um abscesso ou tumor. Se for possível notar uma ferida ou irritação no caroço, então é quase certo que seja um abscesso. Para tratá-lo é preciso que o pus seja drenado, e antibióticos podem ser necessários para conter a infecção. Portanto, deve-se procurar tratamento veterinário. Objetos pontudos ou pedaços de comida que os hamsters enfiam em suas bochechas podem ferir as paredes internas da bolsa e ficar presos. Isso pode infeccionar e virar um abscesso. Como a bochecha fica inchada, inicialmente pode-se acreditar que o hamster esteja apenas carregando comida extra ou material para ninho. Contudo, se o hamster aparenta estar continuamente com as bochechas cheias, elas podem estar obstruídas ou ele pode estar com um abscesso. Procure então um veterinário imediatamente.


Sangue na Urina- Existem muitas causas que podem fazer com que a urina do hamster saia misturado com sangue. O problema pode ser nos órgãos urinários... Nesse caso, pode se tratar de cálculo renal ou na bexiga, infecção ou até mesmo um tumor. Nas fêmeas, fora isso, pode ser também algum problema nos órgãos reprodutivos, tais como feto retido ou tumores. Se o seu hamster está com este sintoma leve-o o mais rápido possível em um especialista.

10 comentários:

  1. meu hamster está com um caroço com uma ponta branca, porém o comportamento dele não mudou . Eu não acho veterinarios especializados em Hamster na minha cidade . O que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também está com isso, Mais a ponta não está Branca mais tem um caroço nele, e os veterinários não são especializados em Hamster, estou com medo dela morrer...

      Excluir
    2. O meu também está com isso, Mais a ponta não está Branca mais tem um caroço nele, e os veterinários não são especializados em Hamster, estou com medo dela morrer...

      Excluir
    3. O meu Aurélio estava com muito pus no umbigo e agora a irmãzinha dele a Yoko também está começou aparecer o dela agora

      Excluir
    4. O meu Aurélio estava com muito pus no umbigo e agora a irmãzinha dele a Yoko também está começou aparecer o dela agora

      Excluir
  2. entao assim eu comprei o meu hamster e ele veio ja com o olho colado o olho colado e esta assim a msi de 1 mes eu to usando soro eu pingo o soro no olho quando esta fechado e ela abre
    mas é tipo uma camada em volta do olho cor de pelee mais alta que em volta

    ResponderExcluir
  3. Bom meu amester deve ter um obsesso pois eu estou tratando dele e eu sei que Deus também tá lhe ajudando

    ResponderExcluir
  4. Meu hasmiter apresentei uma leve ferida no peito com pus passei lapcida e sarou agora apareceu um bem no braço com muito pus não sei oque fazer me ajudem

    ResponderExcluir
  5. Meu hamster apareceu um caroço no debaixo do bracinho dele e tava saindo pus e abriu uma ferida agr ta saindo uma pelota pelo buraco o que sera, estou sen condicoes de pagar veterinario

    ResponderExcluir
  6. do meu namorado apareceu com caroço perto do olho pegando o nariz tbm , dpois fcou cm ponta branca e ele msm estourou e melhorou . limpe com algodao e soro o local e olhos dele , ajuda !
    agora ta com os olhos cheio de sangue alguem sbe o q pde ser e como ajuda-lo?

    ResponderExcluir